A foto abaixo do projeto alimentação
é um avental de histórias para cada criança levar para casa serviu de produto final.
OBJETIVOS:
– Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
– Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
– Ampliar o vocabulário.
ÁREAS:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
– Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar
– Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
– Recortar e montar as metades – simetria
Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.
– Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo
-Poema – A laranjeira
-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas
-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc
– Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.
-Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes
-MATEMÁTICA
Ligue números e veja o que aparece
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc
Experiências:
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
Secar cascas de laranja
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas
-Artes
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
Pintar boneco articulado de batata
Desenhos com interferência e sem.
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore
Fazer um sorvete com papel amassado
Alinhavo
Massinha ou argila para modelar alimentos
Murais-
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
Quebra cabeças
Culinária:
Salada de frutas – e legumes
Passeio :
Sacolão e Feira
Trabalho com os pais
Participar mandando frutas e legumes
Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas
PRODUTO FINAL
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.
Foi feita uma colher de pau que serviu de fantoche para cada criança,
pintaram a roupa. Faixa etária quatro anos
Projeto madeira de onde vem?
Justificativa:
O projeto. “De onde vem?” traz à tona um tema instigante e motivador,
que permite aos alunos investigar e identificar a origem dos mais
diversos produtos que fazem parte de seu dia-a-dia. Nesse processo,
todos perceberão, por meio de pesquisas, vivências e atividades, os
benefícios (e eventuais malefícios, como no caso dos danos ambientais)
que estes produtos trazem.
Ao final do trabalho, as crianças serão capazes de
compreender os diferentes processos de mudanças por que passam os
produtos estudados, desde a fase de sua extração até chegar ao
consumidor final.
Uma vasta gama de possibilidades será levantada, dentro de
cada um dos processos.
Atividades:
Roda de conversa para levantamento dos conhecimentos das crianças:
Elaboração de bilhete em conjunto com as crianças solicitando objetos
e ou brinquedos de madeira.
Trabalho de texturas, áspero e liso- Pedaços de toco de madeira para
as crianças lixarem e perceberem que após isso a madeira fica lisa.
Colagem desse material.
Mostrar para as crianças que quando lixamos aparece um pozinho que é
serragem, mostrar serragem fina e grossa e após sugerir colagem.
Carimbar com pedaços de madeira e guache.
Separar objetos que são de madeira dos que não são.
Visita a uma marcenaria.
Pesquisa- leitura de produtos que derivam da madeira.
Colagens de produtos que derivam da madeira
Elaboração do livrinho.
Tania muito bom seu material, tenho certeza que muitas colegas gostarão de sua contribuição.
“Não temas diante deles, por eu sou contigo
para te livrar, diz o SENHOR”.
(Jeremias 1.8)
3 respostas
OLÁ QUERIDA GREICE!ESTOU RETORNANDO AO MEU BLOG E COM MUITAS NOVIDADES! E TBM RETORNO DESEJANDO A VC UM ÓTIMO E ABENÇOADO ANO DE 2009!ABRAÇOS E BEIJOKASSS DA ANA PAULA,
ADOREI O PROJETO DA ALIMENTAÇÃO E O JOGO DAS PALAVRAS TBM, VOU FAZER COM MINHAS CRIANÇAS! oBRIGADA PELA IDÉIA!
AH, O TEU BLOG CONTINUA MTO LINDO, CHEIO DE CRIATIVIDADE E CAPRICHO!
Oi, amada! Seu blog está cada vez melhor. Parabéns! Tem um selinho para você no meu blog. Passa lá para pegar. Beijos, Tânia
Que projetos maravilhosos!!!! Paabéns!!!