Projeto Folclore e Atividades Para Imprimir
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Projeto Folclore:



1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

TEMA: Folclore Brasileiro
TURMA: Educação Infantil
ÁREAS: Música e Natureza e Sociedade

2 – JUSTIFICATIVA:

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

3 – QUESTÃO DESENCADEADORA:

Apresentação do Cd de cantigas folclóricas, levantando questões pertinentes ao assunto. Apresentação dos personagens do nosso folclore, com o uso de fantoches de palito.

4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:

O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.

5 – OBJETIVOS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
· Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, histórias que nos levem a descobertas sobre o nosso folclore;
· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
· Expressar-se;
· Pronúncia correta das palavras;
· Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
· Estimular que expressem suas vontades e descontentamentos através da linguagem oral;
· Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;

MATEMÁTICA:
· Identificar as cores primárias e algumas secundárias;
· Ampliar o campo numérico de 01 a 10;
· Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;
· Seqüenciar fatos;
· Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, maior que/menor que, de um lado para o outro, em pé/sentado, aberto/fechado, alto/baixo, curto/comprido, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
· Comparar quantitativamente conjuntos;
· Nomear cores e formas;
· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;

NATUREZA E SOCIEDADE:
· Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
· Ampliar o conhecimento do mundo;
· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o nosso folclore brasileiro.

ARTES VISUAIS:
· Utilizar o dedo para realizar as colagens;
· Construir pequenos brinquedos com sucatas;
· Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
· Pequenas dramatizações com fantoches;
· Participar de mímicas das músicas;
· Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
· Estimular o cuidado com os materiais;
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Interpretar músicas e canções diversas.
· Observar e identificar imagens diversas;

SÓCIO AFETIVO:
· Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
· respeitar regras pré-estabelecidas;
· Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
· Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
· Ouvir os que os colegas têm para falar;
· Conhecer regras de sociedade;
· Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
· Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
· Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
· Participar de eventos de socialização;

MOVIMENTO:

Grandes Movimentos:
· Participar de brincadeiras com pequenas regras;
· Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda, cadeiras;
· Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

Pequenos Movimentos:
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc…, para o uso de objetos diversos;
· Encaixar objetos por tamanho;
· Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
· Abrir e fechar fecho de roupas;
· Modelar livremente com massinhas e argila;
· Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;
· Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc…, por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.

MÚSICA:

· Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
· Escutar obras musicais variados;
· Produzir sons com instrumentos e o próprio corpo;

6 – ATIVIDADES PREVISTAS:

· Conversas na rodinha;
· Levantar questionamentos;
· Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história…;
· Solicitar pesquisa;
· Atividades, brincadeiras e jogos;
· Pinturas diversas;
· Amassar, rasgar e colar;
· Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
· Desenho livre;
· Confecção com sucata;
· Histórias contada;
· Serão trabalhadas as seguintes cantigas: Atirei o pau no gado, Ciranda Cirandinha, Se essa rua fosse minha, Carneirinho Carneirão, Peixe Vivo, Soldadinho, Samba lêlê, O cravo brigou com a rosa, Baratinha,…
· Confecção de um livro com a letra das músicas e registros gráficos das crianças.

7 – CULMINÂNCIA DO PROJETO

A culminância do projeto se dará com a exposição do livro de músicas confeccionado individualmente pelas crianças. Os pais serão convidados para uma sessão de autógrafos e apresentação de uma das músicas do livrinho.

Observação: este projeto não é meu eu o recebi de uma colega de grupo.

Algumas atividades:


Image Hosted by ImageShack.us
By greicepat

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias