Olá amigos tudo bem com vocês?
A nossa postagem de hoje será da aula que realizei com minhas turma de Educação Infantil.
Na parte da manhã trabalho com o Grupo VI e na parte da tarde eu leciono para o Grupo Multi B. Ambas as aula o personagem principal foi o gato. Nesta postagem apresentarei a aulas que realizei com o Grupo Multi B na proxima postagem, com uma outra abordagem apresentarei a aula com a turma do Grupo VI:
Trabalhei o Livro: O Gato e a Árvore
Nesta criativa e envolvente história, o personagem principal é um gato que planta uma árvore e que depois, cuida dela pacientemente. Certo dia, seu amigo corvinho o chama para ver como essa árvore cresceu e ficou enorme. Ao subir nela, o gato acaba escorregando, levando um grande susto e vivendo uma surpreendente aventura. Graciosa, esta narrativa visual exige a observação atenta das crianças e lhes proporciona uma rica e prazerosa leitura.
Após a leitura, conversamos sobre a história e entreguei um a atividade abaixo para as crianças montarem o gatinho e aproveitei o gancho para explorar as figuras geométricas.
Antes de imprimir uma atividade para cada aluno eu desenhei o rabo do gato na atividade pois não tinha.
Na atividade vem um gatinho para modelo, as crianças fizeram palitoches com eles e levaram para a casa.
Fomos no pátio tara cata folhas para confecção do árvore na atividade.
Vejam que lido que ficou todos os trabalhinhos fixados no mural.
Resumo da aula alinhada à BNCC:
– Leitura da história (imagens).
– Conversação e enfoque à passagem do tempo e dia e noite
– Confecção do gato de figuras geométricas.
– Confecção de palitoche com o gatinho modelo.
– Passeio no pátio para cantar folhas para fazer a árvore.
– Colagem do gatinho e das folhas para montagem do mural.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
Link da história caso queiram adquirir: