14 Livros Para Trabalhar Consciência Negra – Indicação
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Olá amigos tudo certinho? Dia 20 de novembro comemoramos o dia da consciência negra.
 Então fiz uma pesquisa de livros para indicar para vocês que estão procurando trabalhar o tema.
Se você quiser mais informações de preço ou adquiri-lo clique nas imagens.


 Compre aqui

Meu Avô Africano

O garoto Vítor Iori descobre que a vinda dos africanos para o Brasil foi bem diferente da dos imigrantes europeus. Ele aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome e descobre a importância de preservar as raízes de seu povo. Com a ajuda de sua tia e de seu avô, Vítor apresentará na escola um trabalho que será uma verdadeira aula sobre a riqueza da cultura africana.


 Compre AquiAfricanidades – a Historia Dos Africanos No Brasil – Acompanha CD


Neste livro, vamos fazer uma viagem no tempo e descobrir como aconteceu a chegada dos africanos no nosso país e quais as suas contribuições para a cultura brasileira, como a música, a religiosidade, a linguagem, as festas populares, as lendas, a culinária, entre outros. Todas essas manifestações culturais são maravilhosas e vale a pena conhecê-las mais de perto! Acompanha 1 CD com jogos para PC e lindas cantigas.

 Compre Aqui

Histórias Africanas para Contar e Recontar


A mata escura, as crianças em volta da fogueira. O céu estrelado. É hora de ouvir histórias. Conduzidos pelas palavras de Rogério Andrade Barbosa, ingressamos no universo mágico dos contos africanos.







O Menino Marrom



Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”.“Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?”. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.


Compre Aqui

A mbira da beira do rio Zambeza


O ‘Zambeza’ é um importante rio do Zimbábue, um país africano cujo nome significa ‘morada das pedras’. Lá vive Chaka, um menino do povo xona que gosta de tocar a mbira, um instrumento que soa com as águas do rio e que agrada aos vadzimu, espíritos protetores de seu povo.
Em ‘A mbira da beira do ri Zambese’ os leitores vão conhecer um pouco da história da mbira e também ouvir seu delicado som, no CD que Décio Gioielli gravou especialmente para o livro.

 Compre Aqui


Gosto de África – Histórias de Lá e Daqui



Histórias daqui e dá África, contando mitos, lendas e tradições negras. Com um olhar crítico e afetuoso, fala também de personagens da História do Brasil e de um tempo de escravidão, luta e liberdade, nos ajudando a compreender melhor nossa cultura.










Betina


Sobre a cabeça que pensa e recorda nada melhor que colocar tranças. O penteado requer mãos habilidosas e uma grande alegria de reafirmar valores ancestrais. Com esses elementos, é possível entrelaçar cabelos e aproximar cabeças que pensando juntas pensam muito melhor. A lição do penteado, Betina aprendeu da amorosa avó e a avó aprendeu com a mãe dela que aprendeu com outra mãe que tinha aprendido com uma tia. Só que Betina foi além e espalhou a lição para filhas e filhos, mães e avós que não eram os dela. Ela abriu um salão de beleza diferente e ficou conhecida em vários lugares do país. Mas Nilma Lino Gomes tem muito mais detalhes deliciosos dessa linda história.





 Compre Aqui

O Casamento da Princesa


Celso Sisto nos presenteia com uma belíssima adaptação de um conto popular originário da África Ocidental. O casamento da princesa é uma história repleta de simbologia e significados. Abena é uma princesa africana disputada por seus pretendentes: o Fogo e a Chuva. Ambos terão de passar por uma prova de resistência para conseguir a mão da filha do Rei.















 Compre aquiMeninas Negras


Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.








 Compre Aqui


Que Cor É A Minha Cor? 


Griot-Mirim é uma coleção para livros infantis que tratam das culturas Africana e Afro-brasileira direcionadas para as crianças. Estes três primeiros livros, sem propriamente uma história, apresentam a cultura africana no Mundo da imaginação infantil, tendo como objetivo reforçar a auto-estima da criança a partir da valorização dos seus antepassados, da sua cultura e da sua cor.





 Compre Aqui

Chico Juba


 O Chico é corajoso feito um leão e tem a imaginação do tamanho de sua juba! Ele é um grande inventor de xampus que pretende solucionar as incríveis reviravoltas de suas mechas. Essa não é uma tarefa fácil e Chico não poupará nenhuma de suas mirabolantes receitas. Seus esforços o levarão a incrível descoberta de que podemos brilhar sendo quem somos: o segredo é cuidar das raízes.




 Compre Aqui




Menina Bonita Do Laço De Fita



Quando eu casar quero ter uma filha bem pretinha´ suspirava o coelho branco. ´Preciso conhecer o segredo. A menina não sabia, mas acabou inventando receitas, e já estava preparando uma história de feijoada quando sua mãe deu ao coelhinho uma pista.

 Compre AquiO Segredo Das Tranças e Outras Histórias Africanas

Os contos reunidos neste livro vêm de cinco países de língua portuguesa, situados em distantes pontos da África: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O segredo das tranças (Angola): Narra a história de uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usa quatro tranças, cada uma com um nome diferente e sigiloso.




Kirikú e a Feiticeira – Lenda Adaptada

Há muitos e muitos anos, numa pequena aldeia perdida no grande continente africano, nasceu Kirikú. O pequeno Kirikú era rápido, esperto, muito perguntador e corajoso. Sinta-se convidado a descobrir o universo fantástico de Kirikú!













O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Salmos 23:1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias