As fábulas infantis apresentam enredos que se desenrolam em cenários lúdicos e muitas vezes em um meio ambiente natural. São florestas, vastos campos, repletos de pássaros e outros animais que interagem com as personagens. A criança cria uma ligação natural neste meio da natureza. Há um respeito natural pelos bichos e um carinho contemplador na infância, qual criança não desejaria ter um animal de estimação?
Seria satisfatório se esse respeito à mãe natureza permanecesse no ser humano em geral, porém a situação atual revela que em vários campos ambientais os reflexos da ação humana têm causado graves consequências negativas.
O fato é que, além do contato lúdico a criança deve ser exposta ao aprendizado ecológico desde cedo. Introduzir atividades que exerçam influência na maneira de agir em sociedade e, que antes de tudo, provoque o zelo pelo planeta Terra.
Nesta área, muito pode ser feito em sala de aula. Usar os lixeiros indicativos com as cores para separar o lixo, fazer atividades que provoquem um olhar sobre as transformações que ocorrem e o por quê delas no meio ambiente, e claro, coloca-los em contato com o verde. Atividades de jardinagem, construção de hortas, gravuras ecológicas ou passeios educativos em áreas de preservação são ideias bem-vindas.
Aliás até em passeios preparados pela escola em feriados ou semanas livres a criança pode aprender a se comportar de maneira que preserve o lugar de visita, ou seja, na posição de turista que preserva e respeita o ambiente local, como é explicado no texto Turista e redução de CO2 no site SeguroViagem.org, vale a pena ler.
Dividir aulas por temas pode ser uma solução para abranger cada área de esclarecimento: preservação ambiental, introdução sobre a sustentabilidade, reciclagem, impacto da poluição, entre outras. A reciclagem, um termo muito falado e com resultados visíveis, pode ser até experimentado em sala, atividades de artes dão oportunidade de por em prática confecção de papel reciclável, bonecos de papel machê, ou atividades com restos de jornais, revistas e muitos recortes.
Essas práticas servem de alguma maneira como um investimento, cria pessoas com olhares mais cuidadosos com o ambiente ao redor e com a situação da natureza e da relação do ser humano com ela. Além de servirem de aprendizado, são momentos divertidos em que a criança pode relaxar e também brincar, aprender brincando.
Colaboração de Roberta Clarissa Leite
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