Atividade Permanente – Leitura de títulos de histórias conhecidas – PARTE 2
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Continuando as SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 1º e 2º ANOS


Atividade Permanente Parte 2 – Parte 1 aqui.


Leitura de títulos de histórias conhecidas

Bloco de Conteúdo:                                                   



Língua Portuguesa


Objetivos:

– Construir saberes sobre a leitura antes
de saber ler convencionalmente.
– Estabelecer correspondência entre a
pauta sonora e a pauta escrita do texto.

Conteúdo:

– Leitura na alfabetização inicial.

Anos:1º e 2º anos.


Tempo estimado: 

Rotina semanal em dias alternados com as atividades de escrita.


Material necessário:

Lista de contos de fadas conhecidos dos alunos, escritos em letra deforma. Exemplos para duas sequências de leitura: I. O Pequeno Polegar, O Patinho Feio, O Príncipe Sapo, O Gato de Botas e O Alfaiate Valente.


II. A Guardadora de Gansos, A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, A Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha.


Desenvolvimento  

1ª etapa


As crianças devem localizar em uma lista de vários títulos de contos de fadas o livro que você lerá para elas. Selecione títulos muito semelhantes em quantidade e variedade de letras para que elas busquem ler a parte central do texto, já que as diferenças não se encontram todas nos segmentos iniciais e finais. Apresente a lista de títulos afixada a uma altura próxima dos olhos. Conte que vai ler todas as histórias para eles ao longo da semana e que hoje devem encontrar o título do conto O Patinho Feio. Leia cada um deles em voz alta para os alunos, mas não na mesma ordem em que

aparecem escritos. Essa leitura é fundamental para que as crianças saibam “o que” está escrito e tentem encontrar “onde”. Flexibilização para deficiência visual com baixa visão. Entregue ao aluno uma lista com letras em tamanho ampliado ou letras móveis ou texturizadas.


2ª etapa


Diga: “Agora, para encontrar o título, vamos observar apenas estes aqui”.

Mostre os três primeiros e cubra os dois últimos com uma folha ou cartolina. “Onde está escrito O Patinho Feio?” Procure ajudar os alunos com base no que for sendo colocado por eles. Pode-se aqui pedir que comparem com os nomes dos colegas. Se alguém aponta o título O Pequeno Polegar como sendo O Patinho Feio e diz que começa com “p”, de Paulo, chame a atenção de todos para o que o colega descobriu. Em seguida, mostre que os outros dois títulos também começam com “p” : “O que acham destes aqui?” Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Coloque-o sentado ao lado de uma dupla e com letras móveis, peça que o colega entregue as letras na ordem que a professora mostrar no quadro.


3ª etapa


Volte a O Pequeno Polegar e pergunte: “Onde está escrito ‘patinho’aqui?” Se algum aluno indicar a palavra “pequeno”, dirija-se a todos e pergunte se estão de acordo. Então pergunte com que letra termina a palavra “patinho”. Provavelmente dirão “o”. Nesse momento, indique que não apenas “pequeno” termina com “o”, mas “patinho” também. Mostre, assim, que devem seguir outro caminho. Compare a escrita de “pequeno”,“príncipe” e “patinho” e observe que “pequeno” tem a letra “e” e “príncipe” a letra “r” após o “p”. Para essa atividade, os alunos têm de olhar para o que está escrito, a grafia das palavras. 


4ª etapa


Prossiga a investigação perguntando onde está escrito “feio” nos três títulos, já que procuram O Patinho Feio. Quando os alunos localizarem a palavra “feio”, leia o título todo para eles e também os outros dois que estavam sendo comparados. Comente que são parecidos porque os três começam com “p” e dois deles terminam com “o”. Peça que marquem com X o título que será lido na aula.


Avaliação:

Procure garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade. O ideal é que tenham oportunidade de expor suas estratégias e que elas sejam socializadas para o grupo, promovendo a discussão sobre cada uma delas.


Flexibilização para deficiência visual com baixa visão.

Algumas vezes, deixe que o aluno vá bem próximo à lista de títulos.


Consultoria MÔNICA FRANÇA PEREIRA
Fonte: Revista Nova Escola
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.” 
(Salmos 103:13)

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias