Folclore II
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Image Hosted by ImageShack.us

Dobradura do Curupira:

Clique na página para ampliar

♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥

Bincando e aprendendo:

Vamos brincar de curupira para ver que animais salvamos?
Faça um círculo grande onde todos os alunos fiquem uns do lado cós outros.
O professor começa a brincadeira dizendo:
“- O caçador chegou na floresta e prendeu os animais o Curupira chegou de mansinho e salvou a …(onça)”. O aluno do lado direito da professora continua: ” – Salvou a onça e o… (diz o nome de outro bicho)” . O próximo repete todos os bichos na ordem e acrescenta mais um bicho. O aluno que errar vai saindo do círculo. O vencedor será aquele que ficar até o fim.

Atividades


TRAVALÍNGUAS

Uma mafagafa
Com sete mafaguifinho
Quem desmafaguifá ela
Bom desmafaguifador será

Tem uma tatupeba
Com sete tatupebinha
Quem destatupebá ela
Bom destatupebador será

No vaso tinha uma aranha e uma rã.
A rã aranha a aranha,
A aranha arranha a rã.

O Pedro tem o peito preto.
E o peito de Pedro é preto.

A espingarda destravíncula-pinculá
Quem destravíncula-pinculá ela
Bom destravíncula-pinculador será

No cume daquele morro
Tem uma cobra enrodilhada
Quem a cobra desenrodilhá
Bom desenrolhidadô será.

AMARELINHA

Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: – Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente. Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno.

1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.
2) Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só – deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
3) Na terceira etapa: joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz – queimou? As outras respondem: – Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.


4) Quarta etapa: tirar casa – de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.

Cabo de GuerraVocê conhece uma expressão que diz: ” A união faz a força”?
Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união.
Para brincar de “cabo-de-guerra”, vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio.
As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado.Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.
Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.


Image Hosted by ImageShack.us

4 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias