Matemática Divertida
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Assim como tudo na Educação Infantil tem a proposta de ser preparatório, o ponto de partida para trabalhar conceitos lógicos não seria diferente. Ensinar Matemática é um processo e, para que o mesmo percorra com coerência, estrutura e fundamentos, é essencial que os professores possuam uma estrutura teórico-metodológica, a fim de criarem práticas educativas que realmente desenvolvam certas competências dos pequenos aprendizes. “Não cabe mais ensinar essa matéria de forma isolada, como serventia apenas para processos de contagem, operações numéricas. É preciso associá-la a uma série de outros estímulos anteriores e necessários à criança para que ela se desenvolva intelectualmente”, explica a pedagoga Letícia Cabau.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil faz alusões a esses pontos propondo o ensino da Matemática na educação da primeira infância de maneira interdisciplinar, contudo com abordagem piagetiana* (leia a baixo). A dica da especialista é, então, apostarem jogos, músicas, brincadeiras envolvendo o corpo, poemas, contação de histórias — situações que surgem em classe, tendo como foco de observação a enumeração, as relações estabelecidas entre os números, a relação entre quantidades e símbolos e as idéias das operações —, pois essas atividades favorecem o real aprendizado da Matemática. “A criança percebe os fatos por meio dos sentidos e de manipulações práticas. Por isso, o uso do material só tem significado real na prática pedagógica quando, para a criança, ele for concreto”, argumenta a pedagoga. Com base nisso, a proposta é confeccionar instrumentos de apoio, que possibilitam a ação da criança
nesse processo de produzir e reinventar, por ela mesma, o saber adquirido. Confi ra as sugestões desenvolvidas pela pedagoga e executadas pela arte-educadora Agnes Costa.

Um pouco de teoria…

* Segundo Piaget, o conhecimento lógico-matemático é uma construção do sujeito e decorre de uma necessidade; ao tentar realizar uma ação, ou encontrar uma explicação para o que ocorre,o sujeito encontra resistência na realidade (situação-problema). Para enfrentá-la, precisa modificar seus conhecimentos anteriores, pois do contrário não poderá resolver sua dificuldade. Por isso o conhecimento é um processo de criação, e não de repetição.

Sugestões:

Dedoches de Números

Molde

Jogo Caixa-Encaixa

Curiosidade
De origem grega, a palavra Matemática é a união entre “máthema” que significa “estudo”, “conhecimento”, “ciência” e deriva de manthánõ – que significa “aprender”, “estudar” –, adicionada a thica que significa “vida”. Então, podemos concluir que a Matemática, por sua etimologia, significa o estudo ou o conhecimento da vida.

Fonte: Revista Guia Pratico Para Professores de Ed. Infantil Setembro 2009 • ano 7 • n° 80 www.editoralua.com.br

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.”
(1 João 3:18)

8 respostas

  1. Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site http://www.celularespiao.net Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

  2. Olá!
    Votos de um ano repleto de Paz,Amor,Saúde, Alegria e muitos êxitos.
    Tem um presentinho de ano novo lá no meu blog.
    Teresa Rodrigues

  3. Feliz Ano Novo, minha querida!
    Que em 2010 as alegrias sejam uma constante para você e toda a sua família!
    Muita paz, amor, saúde e sabedoria envoltos na fé do nosso Senhor.
    Beijinhos!
    Olímpia ♥

  4. Obrigada pela visita ao meu blog e pela linda mensagem que deixou. Que Deus mande chuvas de bençãos sobre ti e teus familiares. Feliz Ano Novo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias