Projeto Corpo Humano – Educação Infantil
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Olá amigos, tudo certinho?

Conforme o prometido lá no instagram @blogcantinhoalternativo, vou deixar para vocês o projeto sobre o corpo humano que trabalhei com a minha turma de Jardim – 4 e 5 anos.

PROJETO
CONHECENDO
MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ




TEMA:

Conhecendo meu corpo para cuidar e ser feliz

JUSTIFICATIVA:

A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos
alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega.
Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a
saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Conhecer
o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele
de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma
imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as
diferenças.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer
e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da
higiene para uma vida saudável.
              

OBJETIVOS:

·        
Conhecer as partes do corpo e aprender a
nomeá-las;



·        
Reconhecer a função de cada parte e órgão de
nosso corpo;

·        
Incitar a curiosidade sobre as partes que
compõem o corpo humano, externas e internas;

·        
Estimular o respeito a si mesmo, suas
capacidades e limitações;

·        
Proporcionar a percepção do próprio corpo e
expressão desta imagem
através
do desenho;

·        
Desenvolver a percepção de mundo da criança
através dos cinco sentidos;

·        
Estimular a importância de ter uma alimentação
balanceada e rica em frutas e verduras;

·        
Reforçar a conscientização do respeito às
diferenças;

·        
Ampliar a percepção da criança de sua autonomia
em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.

 PERÍODO:

Segunda quinzena de maio,
junho e julho.

CONTEÚDOS:

– As partes do corpo;
– Esquema corporal
– Sentimentos;
– Órgãos dos sentidos;
– Higiene e saúde
– Lateralidade.

EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DE
APRENDIZAGEM:

  • Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças
    e diferenças;
  • Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos,
    e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
  • Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre
    eles;
  •  Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas
    utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
  •  Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de
    acidentes;
  • Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e
    olfato;
  • Representações de histórias através de desenhos;
  •  Representação do corpo através de desenhos;
  •  Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
  • História “O amigo do dentinho”(vídeo dá história aqui).
  • Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
  • Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda,
    morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
  • Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos
    limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
  •  Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
  • Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de
    sexo;
  • Percebendo
    o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar,
    correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo.
  • Músicas:
    “Cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, “Eu conheço um
    jacaré”, “Meus dentinhos”, “Cuidado olhinho”, “Corpo Humano” da Angélica, etc.
  • Desenho
    e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há
    inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do
    corpo. 
  •  Completar
    um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam.
  • Fazer
    quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas.
  • Recortar
    de revistas partes do corpo humano e completar o que falta (recorta a cabeça e
    tem que desenhar o corpo, etc.)
  •  Modelando
    o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a
    cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do
    corpo humano até que esteja o mais completo possível.
  • Mapeamento
    do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel pardo, desenhar o corpo do
    colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da
    professora identificar e escrever o nome das partes do corpo.
  • Conhecendo
    os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às
    várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta
  • Levar
    para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando
    de descobrir utilizar os cinco sentidos.
  • O
    dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face
    traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será
    realizada, relacionando o órgão a sua função. Exemplo: boca vai até a caixa e
    pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.
  • Atividades
    pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros
    exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas.
  •  Histórias
    com as partes do corpo; histórias que trazem como personagens as partes do
    corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco
    dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a história,
    isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o
    corpo.
  •  Dramatização
    do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma
    história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do
    jornal e o reconhecimento das partes do corpo.
  • Técnica
    de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de uma música realizar
    exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade
    muito prazerosa, pois traz bem-estar e é diferente, pois, foge do trabalho
    pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).
  • Massagem:
    Em duplas são realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc., para que
    possam sentir o toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo
    do outro.
  • Técnicas
    de Afetividade: Com auxílio de algumas músicas será realizado várias
    atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de
    trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos.
  • Jogos
    no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux
    Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes
    partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o
    computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no
    programa de pinturas.
  • Medindo
    o nosso corpo:  medir o corpo, utilizando
    fita métrica e também barbante, assim podem perceber os diferentes tamanhos uns
    dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos.
  • Trabalhando
    a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos
    tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a
    lateralidade dominante.
    Pode
    ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc.
  • Identificar e criar o hábito
    de uma boa alimentação;
  • Identificar os cuidados com
    a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à
    mesa para as refeições;
  • Identificar e manter os
    horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a
    elas;
  • Desenvolver independência
    para manter sua higiene pessoal;
  • Pesquisar e registrar sobre
    os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e
    utilizando gráficos;
  • Confecção de álbum de
    alimentos; Confecção de cartazes sobre os alimentos saudáveis e a
    prejudicial à saúde;
  • Pesquisas sobre os hábitos
    alimentares da família;
  • Cruzadinhas, labirintos e
    caça-palavras;
  • Contação de histórias com
    fantoches;
  • Jogo da memória das frutas;
  • Bingo das frutas;
  • Atividades de classificação
    com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
  • Atividades de escrita, letra
    inicial, final, quantas letras, sílabas. (Consciência fonológica);
  • Atividades de escrita de
    pequenos textos pelos alunos,
  • Atividades com as letras do
    alfabeto e números;
  • Sequência numérica e de quantidade.

AVALIAÇÃO:

A
avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste,
através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio
das partes do corpo.
            Será também através da análise da
evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.

RECURSOS:

Jornais,
revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante,
papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho,
produtos de higiene e etc.

 CULMINÂNCIA:

 Exposição dos
trabalhos realizados durante o projeto.

 REFERÊNCIA:

Diretrizes
Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma
. A Criança
Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.



“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação,
 perseverem na oração.”— Romanos 12:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias