Olá, educadores e educadoras!
No post de hoje, trago um conjunto de atividades educativas de Ciências voltadas para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC e o objetivo de aprendizagem (EF02CI01). Essas atividades são perfeitas para ajudar os alunos a identificarem de que materiais (metais, madeira, vidro, plástico etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana e entenderem como esses objetos eram produzidos no passado.
Texto para Leitura: “Os Materiais ao Nosso Redor”
Para começar, preparei um texto envolvente, intitulado “Os Materiais ao Nosso Redor”, que introduz os alunos ao mundo dos materiais de uma forma simples e ilustrativa. O texto explica como os objetos que usamos diariamente, como camas, copos e brinquedos, são feitos de diferentes materiais, destacando a evolução desses materiais ao longo do tempo.
Objetos Mencionados no Texto:
- Cama: Feita de madeira moderna ou de palha/ferro no passado.
- Copo de água: Feito de vidro ou plástico hoje, mas de barro antigamente.
- Brinquedos: Hoje em dia, muitas vezes feitos de plástico, mas no passado eram de madeira, tecido ou metal.
- Utensílios de cozinha: Hoje em inox ou plástico, antigamente em ferro fundido ou madeira.
- Móveis: Feitos de MDF e outros compostos modernos, enquanto antigamente eram de madeira maciça.
Esse texto não só introduz os alunos aos diferentes materiais e suas propriedades, como também os leva a refletir sobre as mudanças no uso dos materiais ao longo do tempo. É uma ótima maneira de conectar a ciência ao cotidiano dos alunos!
Atividade 1: Lista de Objetos e Materiais
A primeira atividade consiste em observar a imagem e fazer uma lista de objetos que nela aparecem e uma dos materiais que eles são confeccionados. Essa atividade promove a observação e a análise crítica, importantes para o desenvolvimento da curiosidade científica.
Atividade 2: Palavras Cruzadas sobre Materiais
A segunda atividade é de palavras cruzadas especialmente desenvolvido para ajudar os alunos a memorizarem os materiais e seus usos. Com dicas claras e diretas, as palavras cruzadas desafiam os alunos a pensarem sobre a aplicação prática dos materiais no nosso dia a dia. Por exemplo:
- Dica: Material usado para fazer janelas. (Resposta: Vidro)
- Dica: Material leve e resistente, usado para fabricar brinquedos modernos. (Resposta: Plástico)
Esta é uma excelente atividade para reforçar o vocabulário de Ciências e promover o engajamento dos alunos, além de ser uma forma divertida de aprender!
Como Essas Atividades Ajudam no Ensino de Ciências no 2º Ano?
Estas atividades estão alinhadas com o objetivo de aprendizagem EF02CI01 da BNCC, que visa levar os alunos a compreenderem a importância dos materiais na vida cotidiana e como a escolha do material pode afetar a funcionalidade e a sustentabilidade dos objetos. Ao explorar o tema de forma interativa, os alunos não só aprendem sobre ciências e materiais, mas também desenvolvem habilidades de pensamento crítico, observação e classificação.
Baixe o Material Completo e Imprima!
Benefícios de Usar Essas Atividades:
- Alinhamento com a BNCC e o objetivo EF02CI01.
- Reforço de conceitos de Ciências para o 2º ano.
- Atividades prontas para imprimir e usar.
- Estímulo à observação e ao pensamento crítico.
- Aprendizado de forma divertida e interativa!
Vamos juntos construir uma educação científica mais rica e prática para nossos pequenos!
Um grande abraço,
Greice – Cantinho Alternativo 🌿