Plano de Aula de Ciências – 2º Ano
Tema: Materiais que compõem os objetos do cotidiano
Objetivo da BNCC:
- (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer diferentes tipos de materiais utilizados na fabricação de objetos do dia a dia.
- Comparar os materiais usados atualmente com aqueles utilizados no passado para produzir os mesmos objetos.
- Desenvolver a capacidade de observação e classificação dos materiais.
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Recursos:
- Imagens de objetos antigos e modernos (ou os próprios objetos, se possível).
- Cartolina, papel pardo, marcadores.
- Objetos do cotidiano trazidos pelos alunos (opcional).
- Tabela de comparação.
Desenvolvimento:
Aula 1: Introdução e Observação dos Materiais
- Ativação de Conhecimento Prévio (10 minutos):
- Perguntar aos alunos sobre os objetos que usam diariamente (cadeiras, mesas, copos, brinquedos, etc.) e discutir brevemente de que materiais eles são feitos.
- Exploração dos Materiais (20 minutos):
- Apresentar aos alunos diferentes objetos e pedir que identifiquem de que material eles são feitos (metal, madeira, vidro, plástico, tecido, etc.).
- Discutir como esses materiais são adequados para a função dos objetos (por exemplo, por que as janelas são de vidro e não de tecido?).
- Atividade em Grupo (20 minutos):
- Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir imagens ou objetos antigos e modernos (ex.: brinquedos de madeira versus brinquedos de plástico).
- Cada grupo deve observar os objetos e completar uma tabela comparando os materiais usados atualmente com os materiais do passado.
Aula 2: Comparação e Reflexão
- Revisão e Discussão (10 minutos):
- Revisar os principais materiais observados na aula anterior e discutir as razões para a mudança de materiais ao longo do tempo (tecnologia, disponibilidade, segurança).
- Atividade Prática (20 minutos):
- Pedir que os alunos tragam de casa objetos feitos de diferentes materiais ou usar objetos disponíveis na sala.
- Em grupos, os alunos classificam os objetos por material e discutem quais materiais poderiam ter sido usados no passado para fazer esses mesmos objetos.
- Apresentação dos Grupos (10 minutos):
- Cada grupo apresenta suas descobertas para a classe.
- Reflexão Final (10 minutos):
- Fazer uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre os materiais e como a evolução dos materiais influenciou os objetos do cotidiano.
Avaliação:
- Observação da participação dos alunos nas atividades em grupo.
- Análise das tabelas de comparação preenchidas pelos alunos.
- Reflexões finais apresentadas pelos alunos.
Tarefa de Casa:
- Pesquisar em casa e trazer um objeto que tenha passado por mudanças de material ao longo do tempo (por exemplo, brinquedos, utensílios de cozinha, etc.) e escrever uma frase sobre o que aprenderam.
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Jeremias 29:11
Post Views: 659