Objetivos
· Diferenciar letras e desenhos.
· Diferenciar letras e números.
· Diferenciar letras umas das outras.
· A quantidade de letras usadas para escrever cada nome.
· Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar
materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da
escrita) etc.
Conteúdo
· Leitura e escrita de nomes próprios.
Tempo estimado: Um mês.
Material necessário
Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos,etiquetas de cartolina, folhas de papel craft e letras móveis.
Desenvolvimento
· 1ª etapa
Peça que as crianças desenhem. Recolha as produções e questione os alunos como fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões.
Distribua etiquetas e peça que cada um escreva seu nome na sua presença. Chame a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a
quantidade de letras, etc.
Flexibilização para deficiência auditiva (perda auditiva parcial, tem
oralidade e está em fase de alfabetização)
Dê oportunidade de o aluno escrever da maneira que consegue.
· 2ª etapa
Questione os alunos como os professores podem fazer para saber o
nome da sala toda nos primeiros dias de aula. Ajude-os a concluir sobre a
função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de
cada um que deverá ser copiado nos crachás. Priorize nesse momento a
escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de compreensão e
reprodução pelo aluno).
· 3ª etapa
Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer
quem falta na aula? Apresente uma lista com todos os nomes da classe.
Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Peça que
localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode
ser grande e fixado em local visível. Disponibilize letras imóveis e peça
para cada um montar o próprio nome.
· 4ª etapa
Dê uma lista com todos os nomes da sala para cada criança. Dite um
nome e peça que encontre sua escrita e o circule. Em seguida, peça a um
aluno que escreva aquele nome na lousa.
A turma deve conferir se circularam o nome certo. Para que essa atividade
seja possível, é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e
final, por exemplo.
Flexibilização para deficiência auditiva (perda auditiva parcial, tem
oralidade e está em fase de alfabetização)
Para o aluno saber melhor qual é o nome ditado, a professora pode pedir
que cada aluno se levante quando seu nome for dito.
· 5ª etapa
Peça que as crianças digam o nome dos alunos ausentes e que façam circular esses nomes. Depois, peça para separarem a lista em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos. É importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. A nomeação das letras do alfabeto é fundamental para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral, as crianças chegam à escola sabendo “dizer” o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado.
Avaliação
Observe se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram
o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois de sua produção e se pedem ou fornecem informações ao colega durante a realização das atividades.
Fonte: Revista Nova Escola
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA
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“Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.”
(I Samuel 2:8)
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