Objetivos:
★ Reconhecimento das letras dos nomes dos países (utilizando o
nome das crianças)
★ Introduzir e ampliar conceitos matemáticos
★ Trabalhar o respeito às diferenças e as regras de convivência
★ Enfatizar a importância do esporte
★ Aprimorar o conhecimento das formas geométricas
Curiosidades:
★ A primeira Copa do Mundo aconteceu no Uruguai em 1930 e os donos da casa foram os campeões.
★ O Brasil é o país que mais venceu Copas do Mundo: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
★ O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo.
★ O Brasil é o único país que já venceu Copas fora de seu continente.
★ Em 1950 a Copa foi realizada no Brasil e a nossa seleção perdeu na final, realizada no Marcanã, para o Uruguai.
★ Em 2014 a Copa do Mundo será realizada no Brasil.
Rodas de conversa:
Inicie projeto com roda de conversa, pesquisas e estudos envolvendo as famílias.
1. Em rodas, converse com os alunos sobre o mundial. Explique o que é a Copa do Mundo. Fale da sua origem e importância.
2. Fale das participações do Brasil e de outros países.
3. Pergunte o que cada um sabe sobre outros países. Peça que, nas próximas aulas, tragam objetos que lembrem os países participantes.
4. Peça que mostrem os objetos trazidos e falem sobre o que descobriram.
5. Traga mapas, informações e curiosidades sobre os países que despertarem maior interesse entre os seus alunos.
6. Monte uma exposição de objetos e referências aos países em um canto da sala de aula.
Letras e nomes:
Aproveite o tema da Copa foi no processo de alfabetização dos alunos a partir de um trabalho de associação de letras. As crianças devem associar as iniciais de seus nomes com as iniciais dos nomes dos países.
No Exemplos:
ALESSANDRA – ALEMANHA
BRUNO – BRASIL
ÍTALO – ITÁLIA
MEIRE – MÉXICO
Concurso de torcedores
2. Providencie maquiagem infantil antialérgica. Montem juntos a produção. Você pode propor que cada criança fantasie um colega. Depois proponha uma votação para escolher os torcedores mais caprichados.
Camisa
Materiais:
★ fita de cetim verde
★ lantejoula verde
★ tesoura
★ cola branca
★ lápis preto
Escreva o nome da criança na camiseta, acima do número.
Geometria das bandeiras
1. Recorte em cartolina colorida ou papel cartão as formas geométricas (círculo, triangulo, retângulo, quadrado) encontradas nas bandeiras dos países participantes da Copa e entregue para os alunos. Se preferir, pode-se trabalhar com tecido e linha fazendo alinhavos.
2. Leve a imagem dessas bandeiras para a classe.
3. Sugira que eles montem as bandeiras colando as formas geométricas coloridas que receberam.
4. Destaque o nome das formas geométricas utilizadas em cada bandeira.
Programe concursos de trajes e maquiagens de torcedores. Vale tudo: uniforme verde-e-amarelo, maquiagens, chapéus, bandeiras, colares etc. Veja como organizar e, se quiser, aproveite o uniforme e a bandeira que trazemos a seguir.
Bandeira
Materiais:
★cetim verde
★cetim amarelo
★cetim azul
★tubo de PVC
★tesoura
★cola quente
2. Recorte um círculo azul e uma faixa branca de EVA.
3. Escreva Brasil na faixa branca e cole-a no círculo.
4. Dobre os retângulos e cole, conforme a figura, deixando um espaço para encaixar o cabo da bandeira.
5. Cole o círculo no centro da bandeira.
6. Forre o tubo de PVC com as fitas.
7. Encaixe e cole o cabo da bandeira.