Objetivo Geral: Compreender e identificar sólidos geométricos no ambiente escolar e em objetos do cotidiano.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer e nomear diferentes sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, cone, pirâmide).
- Identificar características dos sólidos geométricos (faces, arestas e vértices).
- Relacionar sólidos geométricos com objetos do dia a dia.
-
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
-
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Duração: 2 aulas de 50 minutos cada.
Aula 1
Atividade 1: Introdução aos Sólidos Geométricos
- Tempo: 15 minutos
- Descrição:
- Apresentar aos alunos os sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, cone, pirâmide) utilizando modelos físicos ou imagens.
- Explicar brevemente as características de cada sólido (número de faces, vértices e arestas).
- Usar exemplos de objetos do dia a dia que correspondem a esses sólidos (caixa de sapato, lata de refrigerante, bola, cone de sorvete, pirâmide de brinquedo).
Atividade 2: Exploração e Discussão
- Tempo: 20 minutos
- Descrição:
- Dividir os alunos em pequenos grupos e entregar diferentes sólidos geométricos para cada grupo.
- Pedir que observem e discutam sobre as características dos sólidos recebidos.
- Cada grupo deverá apresentar para a turma o sólido que recebeu, falando sobre suas características e exemplos de objetos que possuem a mesma forma.
Atividade 3: Atividade Impressa
- Tempo: 15 minutos
- Descrição:
- Atividade impressa sobre sólidos geométricos.
- Pedir que identifiquem e relacionem cada sólido geométrico com as imagens..
- Baixar atividade sólido geométrico em PDF aqui
Tarefa de Casa:
- Pedir aos alunos que tragam para a próxima aula embalagens e objetos que tenham a forma de sólidos geométricos.
BAIXAR TAREFA SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Aula 2
Atividade 1: Revisão e Apresentação dos Objetos
- Tempo: 20 minutos
- Descrição:
- Revisar brevemente os conceitos de sólidos geométricos apresentados na aula anterior.
- Pedir que os alunos apresentem os objetos e embalagens que trouxeram de casa, identificando qual sólido geométrico cada objeto representa.
Atividade 2: Construção de Sólidos Geométricos
- Tempo: 20 minutos
- Descrição:
- Distribuir materiais (papel, tesoura, cola) para que os alunos construam seus próprios modelos de sólidos geométricos.
- Orientar a construção de um cubo, um cilindro e uma pirâmide, com suporte do professor.
Atividade 3: Exposição e Reflexão
- Tempo: 10 minutos
- Descrição:
- Montar uma exposição com os objetos trazidos pelos alunos e os modelos construídos.
- Fazer uma reflexão sobre a importância de reconhecer e entender os sólidos geométricos no nosso dia a dia.
Avaliação:
- Observação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades.
- Apresentação e identificação correta dos sólidos geométricos trazidos de casa.
- Construção adequada dos modelos de sólidos geométricos.
Recursos Didáticos:
- Modelos de sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, cone, pirâmide).
- Atividade impressa.
- Materiais para construção de sólidos (papel, tesoura, cola).
- Objetos do cotidiano que representem sólidos geométricos (trazidos pelos alunos).
Confira também:
Atividades de Alfabetização Matemática
Números de 1 a 100 – Atividades Para Imprimir
Atividades de Alfabetização Matemática para Imprimir
Jogo Quebra-Cabeças de Números
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”
Romanos 12:12
Post Views: 843