Plano de Aula: Conscientização sobre o Autismo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Dia 2 de Abril comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. É evidente que este tema precisa ser trabalhado o ano todo não somente e abril mas pego gancho nesta data para deixar aqui um planejamento sobre o tema para contribuir na sua prática pedagógica.

Introdução (10 – 15 minutos)

Roda de Conversa sobre o Autismo (15 minutos):
– Iniciar a aula explicando de forma lúdica o que é o autismo, ressaltando que é um modo diferente de o cérebro funcionar.
– Apresentar características comuns de crianças com autismo, como sensibilidade a estímulos, preferências por rotinas e interesses específicos.

Situações-problema: Apresentar duas situações imaginárias para os alunos, descrevendo brevemente uma criança autista em cada uma delas. Por exemplo, uma criança autista que está tendo dificuldades em se comunicar com os colegas de classe e outra que está se sentindo sobrecarregada com o barulho na sala de aula. Pedir para os alunos pensarem em como eles, como colegas de classe, poderiam ajudar nessas situações, estimulando assim o pensamento empático.

Contextualização: Explicar aos alunos que no dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. É uma data importante para aumentar a conscientização e a compreensão sobre o autismo, uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo.

Objetivos da aula:

  • Compreender o que é o autismo e como ele se manifesta.
  • Desenvolver a empatia e a solidariedade em relação às pessoas com autismo.
  • Aprender sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e por que é importante.

Desenvolvimento (20 – 25 minutos)

Dinâmica: “Comunicação sem palavras” (10 – 15 minutos)

Formação de grupos: Dividir a turma em pequenos grupos.

Objetivo da atividade: Nesta atividade, os alunos irão experimentar uma forma de comunicação que pode ser eficaz para algumas pessoas com autismo: a comunicação não verbal. Eles irão tentar expressar uma série de emoções e necessidades apenas com gestos e expressões faciais.
Instruções: Cada grupo receberá uma série de cartões, cada um com uma emoção ou necessidade escrita nele. Um membro do grupo pegará um cartão e tentará expressar o que está escrito nele sem usar palavras. Os outros membros do grupo devem adivinhar o que está escrito no cartão.
Discussão: Após a atividade, cada grupo deve compartilhar suas experiências e discutir as dificuldades e benefícios da comunicação não verbal.

Fichas- Ações e Sentimentos em PDF

 “Oficina de Cartazes” (20 minutos)

Objetivo da atividade: Esta atividade tem como objetivo finalizar a aula de forma lúdica e criativa, incentivando os alunos a expressar o que aprenderam de uma maneira artística.
Instruções: Cada grupo receberá um grande pedaço de papel e materiais de arte. Eles devem criar um pôster ou cartaz que represente o que aprenderam sobre o autismo e a importância da empatia e da solidariedade. Eles devem incluir informações sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e como as pessoas podem mostrar apoio e compreensão.
Apresentação: Após a conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar seu pôster ou cartaz à turma. O professor deve permitir que os outros alunos façam perguntas ou comentários, promovendo assim a discussão e a compreensão do tema.

Discussão em grupo (5 – 7 minutos)

Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar os resultados das atividades realizadas. Eles devem compartilhar suas experiências, reflexões e aprendizados com a turma.

Conexão com a teoria (3 – 5 minutos)

O professor deve conectar as atividades realizadas com a teoria sobre o autismo, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da empatia e da solidariedade no tratamento das pessoas com autismo.

Reflexão individual (2 – 3 minutos)

O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Eles devem pensar em respostas para perguntas como: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
Quais questões ainda não foram respondidas?

Compartilhando reflexões (2 – 3 minutos)

Após a reflexão individual, alguns alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões com a turma. Isso pode ser feito de forma voluntária ou por meio de um sorteio. O objetivo é promover a troca de ideias e a aprendizagem coletiva.

Recapitulação (2 – 3 minutos)

O professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, reforçando os conceitos-chave sobre o autismo, a empatia e a solidariedade. Isso ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos.

Materiais extras (1 – 2 minutos)

Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir materiais extras para os alunos explorarem fora da sala de aula. Isso pode incluir vídeos, livros, sites educacionais ou atividades para fazer em casa. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos falem com um parente ou amigo que tenha autismo para obter uma perspectiva pessoal sobre o tema.

 

Sugestão de leitura:  Coleção Autismo na Infância – Blu Editora.

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
1 João 2:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias