I – JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para
o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM,
Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005. Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses da turma do Jardim II, que escolheram o tema também como nome para o Grupo. A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.
II – OBJETIVOS GERAIS:
◦Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
◦Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que
diz respeito à natureza e sua preservação.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
•Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento
cooperativo;
•Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;
•Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;
•Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e
da formulação de hipóteses;
•Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações
diretas de contato;
IV – CONTEÚDOS:
1. CONCEITUAIS:
•Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza;
•Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza
•Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas;
•Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
•Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;
•Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais
2. PROCEDIMENTAIS:
•Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
•Realizar experiências com pequenos insetos e plantas;
•Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente;
•Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
•Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
•Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
•Criar uma horta suspensa;
•Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. ATITUDINAIS
•Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
•Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
•Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
•Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
•Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.
•Aprender qual a maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um
delicioso chá.
VI – ETAPAS PREVISTAS VISANDO
ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita
•Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
•Produção coletiva de pequenos textos;
•Escrita espontânea;
•Atividades com alfabeto móvel;
•Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
•Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;
Linguagem Visual
•Desenho livre e de observação;
•Recorte e colagem;
•Dobraduras;
•Modelagem com areia e argila;
•Técnicas de pintura;
•Mini maquetes;
•Jogo da memória;
Linguagem Musical
•Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema;
•Ginástica historiada ;
•Coleção Calendário
Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;
Pensamento Lógico – matemático
•Seqüência de idéias;
•Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
•Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade
•Observação do ciclo da água;
•Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
•Experiência do pé de feijão e do alpiste;
•Terrário e formigueiro portátil;
•Horta suspensa;
•Vídeos que abordam o tema.
•Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não
preservado;
VII – AVALIAÇÃO
Constante durante todo o período de realização do projeto.
•Observação dos alunos durante todas as experiências;
•Interesse e participação na confecção de todas as atividades;
•Através de relato oral ou escrito;
•Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e
o resultado das produções;
•Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor
e cuidado com a Natureza.
VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O Projeto foi desenvolvido durante os meses de agosto, setembro e outubro. Por ter sido um tema muito abrangente, pudemos neste período realizar diversas atividades conjuntas não deixando passar despercebidas datas e temas comemorativas comuns a estes meses.
IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.
REDIN, Euclides – O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.
MACHADO, M. M. – O Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.
KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.
Esse projeto recebi da Prof. Angélica
4 respostas
Oi Greice!
Seu Blog é nota 10!
Tem um selinho para você lá no meu Blog http://fliver5.blogspot.com.
Abraços.
Amo esse blog obr pela idéia do jogo da memória bjjjsss!!!
amei o projeto,fiquei muito feliz com a mensagem de Deus, continue sempre assim e Deus te fará muito feliz realizando teus sonhos, te desejo sucesso em todos os teus projetos. parabéns!
ass: Priscila (Água Preta-PE)
Amei conhecer o seu blog, atividades interessantíssimas, parabéns! Venha conhecer os meus também…
http://dialogoeducacao.blogspot.com
http://profcidadialogoeducacao.blogspot.com
Shalom!!