Nosso país a sofreu influência dos indígenas que aqui habitavam, dos Europeus, africanos e em menor escala dos orientais em sua formação cultural. Os costumes de cada um desses povos se misturaram e se adaptaram às características de cada região do Brasil. O clima, a vegetação, o relevo os hábitos e a história da população nativa fizeram surgir as figuras típicas que podemos ver no mapa:
Origem da Palavra Folclore
O folclore é comemorado no dia 22 de agosto, data em que a palavra foi escrita pela primeira vez, em 1846, pelo inglês William John Thoms. Sua intenção foi empregá-la para identificar o estudo sobre os costumes dos povos antigos. Em inglês, “folk” significa povo e “lore”, saber ou ciência, portanto “folclore” quer dizer sabedoria popular. Hoje, o termo se adaptou e ganhou um significado mais amplo.
Iara é uma lenda indígena:
Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.
A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a vêem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem que ela desejar se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.
Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
Os irmãos de Iara tinham muita inveja, resolveram matá-la à noite enquanto dormia. Iara que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.
Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.
Fonte: Revista Projetos Educativos (especial folclore).
Compare os preços dos livros sobre folclore: