Dirigir bem além de uma questão de prática consciente é também ter o domínio das regras que permeiam a atividade. Muitas delas podem ser ensinadas na escola. Instituições que já tem um olhar avançado sobre a questão
do respeito no trânsito, oferecem aos alunos aulas especiais dedicadas ao assunto.
De acordo com a idade da criança algumas das leis de trânsito já podem ser discutidas em sala de aula. Regras de conduta e educação podem e devem fazer parte de algumas disciplinas. Algumas escolas que dispõe de ampla área podem ter uma espécie de estrutura montada, como uma mini cidade com semáforos, faixas de pedestres e sinalizações. Inclusive há agentes do Detran treinados para coordenar tais atividades.
É importante a criança saber o por quê precisamos pagar um seguro auto, o por quê da necessidade de fazer revisões em um veículo, ou entender a exigência de cadeirinhas especiais de acordo com a idade da criança e como podemos evitar acidentes.
A maior parte dos estudantes utiliza o serviço de transporte escolar para ir e voltar das aulas, ou são passageiros nos carros dos pais, ou seja, estão o tempo todo expostos ao trânsito e já tem de antemão um contato com a atividade.
A disciplina pode ser atrelada ao estudo da geografia, já que esta tem capítulos dedicados às cidades, demografia e infra-estrutura. Os alunos podem também fazer pesquisas sobre a situação do trânsito em seu bairro ou cidade, além de fazer comparações com outros países, quais as diferenças e o que poderia mudar para melhorar o tráfego local.
A questão ecológica também pode ser um tema integrado, conhecer programas de redução de CO2 em cidades que são estruturadas com ciclovias, onde o transporte público tem um funcionamento eficaz e assim abrir a mente dos estudantes desde cedo para que eles possam desenvolver o senso crítico e lutar pela melhoria de sua cidade.
O comportamento ao dirigir também é um assunto relevante já que não é raro acontecer brigas no trânsito. Ter paciência, respeitar os motoristas que compartilham as mesmas vias, respeitar as vagas para idosos e deficientes e ser cordial. São atitudes que até na escola pode ser semeado a fim de preparar os futuros motoristas.
Além de ser um investimento para o futuro, pode ser uma atividade extra realizada em conjunto com a comunidade e ainda ser divertida para os estudantes.
A escola do seu filho(a) faz atividade sobre regras de trânsito?
Colaboração de Roberta Clarissa Leite
Post Views: 3.088