Aulas de trânsito começam na escola
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Dirigir bem além de uma questão de prática consciente é também ter o domínio das regras que permeiam a atividade. Muitas delas podem ser ensinadas na escola. Instituições que já tem um olhar avançado sobre a questão 
do respeito no trânsito, oferecem aos alunos aulas especiais dedicadas ao assunto.


De acordo com a idade da criança algumas das leis de trânsito já podem ser discutidas em sala de aula. Regras de conduta e educação podem e devem fazer parte de algumas disciplinas. Algumas escolas que dispõe de ampla área podem ter uma espécie de estrutura montada, como uma mini cidade com semáforos, faixas de pedestres e sinalizações. Inclusive há agentes do Detran treinados para coordenar tais atividades.

É importante a criança saber o por quê precisamos pagar um seguro auto, o por quê da necessidade de fazer revisões em um veículo, ou entender a exigência de cadeirinhas especiais de acordo com a idade da criança e como podemos evitar acidentes.

A maior parte dos estudantes utiliza o serviço de transporte escolar para ir e voltar das aulas, ou são passageiros nos carros dos pais, ou seja, estão o tempo todo expostos ao trânsito e já tem de antemão um contato com a atividade.

A disciplina pode ser atrelada ao estudo da geografia, já que esta tem capítulos dedicados às cidades, demografia e infra-estrutura. Os alunos podem também fazer pesquisas sobre a situação do trânsito em seu bairro ou cidade, além de fazer comparações com outros países, quais as diferenças e o que poderia mudar para melhorar o tráfego local.

A questão ecológica também pode ser um tema integrado, conhecer programas de redução de CO2 em cidades que são estruturadas com ciclovias, onde o transporte público tem um funcionamento eficaz e assim abrir a mente dos estudantes desde cedo para que eles possam desenvolver o senso crítico e lutar pela melhoria de sua cidade.

O comportamento ao dirigir também é um assunto relevante já que não é raro acontecer brigas no trânsito. Ter paciência, respeitar os motoristas que compartilham as mesmas vias, respeitar as vagas para idosos e deficientes e ser cordial. São atitudes que até na escola pode ser semeado a fim de preparar os futuros motoristas.

Além de ser um investimento para o futuro, pode ser uma atividade extra realizada em conjunto com a comunidade e ainda ser divertida para os estudantes.

A escola do seu filho(a) faz atividade sobre regras de trânsito?

Colaboração de Roberta Clarissa Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias