Eu Faço Parte do Cantinho Alternativo VII
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ola´amigos lembram do quadro “Eu faço parte do Cantinho Alternativo”?
Apresento a 1ª participação de 2010, que e´da amiga Tania Treiger, ela ja´havia participado antes com PROJETO ALIMENTOS: FRUTAS E LEGUMES.


E agora nos deixa mais uma valiosa contribuição:

Projeto luz e sombras

“Estou mandando meu último projeto luz e sombras que foi muito legal foram tiradas as idéias da Revista nova Escola e eu fui adaptando conforme o interesse das crianças.
Atividades que foram acrescentadas:
Teatro de sombras: com caixa de sapato e fantoches de papel cartão e palito
Teatro de sombras com lençol branco
Projeção de história usando o recurso de transparência
Relogio de sol- as crianças foram desenhadas no chão e a cada hora fomos verificar se as sombras permaneciam no mesmo lugar
ANEXO ESTA INDO ALGUMAS FOTOS DESSES MOMENTOS
Espero TER CONTRIBUÍDO
UM BEIJO A TODOS”


Teatro de sombras: com caixa de sapato e fantoches de papel cartão e palito:




O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial;

• Estabelecer relação entre a posição da fonte de luz e a variação no tamanho e na direção da sombra.Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é sombra e como a sombra é produzida.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Através de atividade experimental pretendemos que as crianças percebam que as sombras variam de acordo com o objeto e com a posição do foco de luz. Para isso vão produzir sombras na sala de aula, utilizando uma lanterna e figuras de objetos diferentes. Esperamos que ao final das atividades as crianças tenham entendido como e por que as sombras variam no decorrer do dia, e que sejam capazes de relacionar o conhecimento construído com outras situações do cotidiano, em uma observação realizada em casa. Entender o que é sombra auxilia, também, na compreensão da formação dos dias e das noites.

Desenvolvimento

Inicie a aula apresentando a pergunta desafio, foco da investigação da aula: Como a posição do foco de luz interfere na produção das sombras?

Levante as opiniões das crianças, sobre o problema apresentado para serem investigadas pela turma (consulte no Portal do Professor a aula das mesmas autoras: Luz e sombra).

Pergunte então as crianças que recurso poderia ser usado para verificar as opiniões.

Seria interessante que as crianças sugerissem o próprio Sol ou uma outra fonte de luz. Caso isto não ocorra, você poderá dizer que inicialmente elas irão observar as sombras, em sala, com o auxílio de uma fonte de luz artificial (a luz de uma lanterna). Em casa observarão as sombras produzidas pelo Sol, em diferentes horários do dia.

Realizando o experimento

Dentro da sala de aula

Material: duas figuras de formatos diferentes (um aviãozinho e um livro, por exemplo) e tamanhos diferentes (uma grande e uma pequena), uma fonte de luz (lanterna), uma sala escurecida, uma parede para projeção das sombras, fita adesiva, varetas (palitos de churrasco).

Como fazer

Prepare com a turma o material necessário à atividade experimental. Recorte, no papelão, as figuras do aviãozinho e do livro (uma grande e uma pequena). Prenda uma vareta em cada figura com a fita adesiva.

A seguir acenda a lanterna, escureça a sala e produza um foco de luz numa parede bem clara. Peça a uma criança que coloque, entre o foco de luz e a parede, as figuras, uma de cada vez, enquanto a turma observa. A seguir, peça que coloque a primeira figura pequena perto da lanterna e, a depois, na mesma direção, mantendo um espaço entre elas, a figura igual grande. A turma continua observando o que acontece com a sombra.

Pergunte as crianças:

– O que é preciso para produzir sombra?

– As sombras variavam de acordo com a forma das figuras? Explique.Peça às crianças que escolham uma figura. Acenda a lanterna e projete um foco de luz sobre ela na vertical (de cima para baixo).

Pergunte:

O que aconteceu com a sombra?A seguir projete o foco de luz de forma inclinada.

Pergunte:

– E agora, o que aconteceu com a sombra?

– O que foi preciso fazer para projetar sombras mais compridas?

– E mais curtas?

Professor, vale lembrar que pela manhã e à tarde, as sombras se formam em direções opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Na atividade experimental você viu que quando a luz é projetada na vertical, quase não há sombra. E que quando ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. O mesmo fenômeno explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.

Professor, após a discussão proponha para a turma outras atividades usando uma fonte de luz artificial, como uma lanterna. Destacamos, dentre elas, teatro de sombras; com as mãos, formar figuras diferentes parecidas com animais; aumentar e diminuir o tamanho dos objetos aproximando-os ou afastando-os da lanterna; colocar objetos feitos de materiais diferentes (opacos, translúcidos e transparentes) e observar se eles projetam sombras; produzir sombras iguais utilizando objetos diferentes e explicar o que é necessário fazer para que isso aconteça.

Tania, parabéns pelo projeto, tenho certeza que servira´de inspiração para muitos colegas.

Caro leitor, se você também tem a sua experiência para socializar, não a deixe guardada envie para o email gp.amorin@uol.com.br. Além de ter seu trabalho exposto para os mais de mil visitantes diários, podera´ajudar a muitos professores com suas idéias.

“Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti

os meus mandamentos.

(Provérbios 7:1)”

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias