Plano de Aula de Ciências 2º Anos – Materiais que compõem os objetos do cotidiano (EF02CI01)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Plano de Aula de Ciências – 2º Ano

Tema: Materiais que compõem os objetos do cotidiano

Objetivo da BNCC:

  • (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer diferentes tipos de materiais utilizados na fabricação de objetos do dia a dia.
  • Comparar os materiais usados atualmente com aqueles utilizados no passado para produzir os mesmos objetos.
  • Desenvolver a capacidade de observação e classificação dos materiais.

Duração: 2 aulas de 50 minutos

Recursos:

  • Imagens de objetos antigos e modernos (ou os próprios objetos, se possível).
  • Cartolina, papel pardo, marcadores.
  • Objetos do cotidiano trazidos pelos alunos (opcional).
  • Tabela de comparação.(EF02CI01)

Desenvolvimento:

Aula 1: Introdução e Observação dos Materiais

  1. Ativação de Conhecimento Prévio (10 minutos):
    • Perguntar aos alunos sobre os objetos que usam diariamente (cadeiras, mesas, copos, brinquedos, etc.) e discutir brevemente de que materiais eles são feitos.
  2. Exploração dos Materiais (20 minutos):
    • Apresentar aos alunos diferentes objetos e pedir que identifiquem de que material eles são feitos (metal, madeira, vidro, plástico, tecido, etc.).
    • Discutir como esses materiais são adequados para a função dos objetos (por exemplo, por que as janelas são de vidro e não de tecido?).
  3. Atividade em Grupo (20 minutos):
    • Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir imagens ou objetos antigos e modernos (ex.: brinquedos de madeira versus brinquedos de plástico).
    • Cada grupo deve observar os objetos e completar uma tabela comparando os materiais usados atualmente com os materiais do passado.

Aula 2: Comparação e Reflexão

  1. Revisão e Discussão (10 minutos):
    • Revisar os principais materiais observados na aula anterior e discutir as razões para a mudança de materiais ao longo do tempo (tecnologia, disponibilidade, segurança).
  2. Atividade Prática (20 minutos):
    • Pedir que os alunos tragam de casa objetos feitos de diferentes materiais ou usar objetos disponíveis na sala.
    • Em grupos, os alunos classificam os objetos por material e discutem quais materiais poderiam ter sido usados no passado para fazer esses mesmos objetos.
  3. Apresentação dos Grupos (10 minutos):
    • Cada grupo apresenta suas descobertas para a classe.
  4. Reflexão Final (10 minutos):
    • Fazer uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre os materiais e como a evolução dos materiais influenciou os objetos do cotidiano.

Avaliação:

  • Observação da participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Análise das tabelas de comparação preenchidas pelos alunos.
  • Reflexões finais apresentadas pelos alunos.

Tarefa de Casa:

  • Pesquisar em casa e trazer um objeto que tenha passado por mudanças de material ao longo do tempo (por exemplo, brinquedos, utensílios de cozinha, etc.) e escrever uma frase sobre o que aprenderam.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Jeremias 29:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias