Olá amigos, tudo certinho?
Conforme o prometido lá no instagram @blogcantinhoalternativo, vou deixar para vocês o projeto sobre o corpo humano que trabalhei com a minha turma de Jardim – 4 e 5 anos.
PROJETO
CONHECENDO
MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ
MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ
TEMA:
Conhecendo meu corpo para cuidar e ser feliz
JUSTIFICATIVA:
A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos
alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega.
Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a
saúde, a higiene e o meio onde vivem.
alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega.
Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a
saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Conhecer
o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele
de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma
imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as
diferenças.
o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele
de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma
imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as
diferenças.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer
e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da
higiene para uma vida saudável.
e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da
higiene para uma vida saudável.
OBJETIVOS:
·
Conhecer as partes do corpo e aprender a
nomeá-las;
Conhecer as partes do corpo e aprender a
nomeá-las;
·
Reconhecer a função de cada parte e órgão de
nosso corpo;
Reconhecer a função de cada parte e órgão de
nosso corpo;
·
Incitar a curiosidade sobre as partes que
compõem o corpo humano, externas e internas;
Incitar a curiosidade sobre as partes que
compõem o corpo humano, externas e internas;
·
Estimular o respeito a si mesmo, suas
capacidades e limitações;
Estimular o respeito a si mesmo, suas
capacidades e limitações;
·
Proporcionar a percepção do próprio corpo e
expressão desta imagem
Proporcionar a percepção do próprio corpo e
expressão desta imagem
através
do desenho;
do desenho;
·
Desenvolver a percepção de mundo da criança
através dos cinco sentidos;
Desenvolver a percepção de mundo da criança
através dos cinco sentidos;
·
Estimular a importância de ter uma alimentação
balanceada e rica em frutas e verduras;
Estimular a importância de ter uma alimentação
balanceada e rica em frutas e verduras;
·
Reforçar a conscientização do respeito às
diferenças;
Reforçar a conscientização do respeito às
diferenças;
·
Ampliar a percepção da criança de sua autonomia
em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
Ampliar a percepção da criança de sua autonomia
em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
PERÍODO:
Segunda quinzena de maio,
junho e julho.
junho e julho.
CONTEÚDOS:
– As partes do corpo;
– Esquema corporal
– Sentimentos;
– Órgãos dos sentidos;
– Higiene e saúde
– Lateralidade.
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DE
APRENDIZAGEM:
- Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças
e diferenças; - Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos,
e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração; - Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre
eles; - Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas
utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo; - Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de
acidentes; - Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e
olfato; - Representações de histórias através de desenhos;
- Representação do corpo através de desenhos;
- Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
- História “O amigo do dentinho”(vídeo dá história aqui).
- Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
- Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda,
morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua; - Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos
limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições; - Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
- Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de
sexo; - Percebendo
o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar,
correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo. - Músicas:
“Cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, “Eu conheço um
jacaré”, “Meus dentinhos”, “Cuidado olhinho”, “Corpo Humano” da Angélica, etc. - Desenho
e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há
inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do
corpo. - Completar
um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam. - Fazer
quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas. - Recortar
de revistas partes do corpo humano e completar o que falta (recorta a cabeça e
tem que desenhar o corpo, etc.) - Modelando
o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a
cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do
corpo humano até que esteja o mais completo possível. - Mapeamento
do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel pardo, desenhar o corpo do
colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da
professora identificar e escrever o nome das partes do corpo. - Conhecendo
os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às
várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta - Levar
para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando
de descobrir utilizar os cinco sentidos. - O
dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face
traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será
realizada, relacionando o órgão a sua função. Exemplo: boca vai até a caixa e
pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem. - Atividades
pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros
exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas. - Histórias
com as partes do corpo; histórias que trazem como personagens as partes do
corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco
dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a história,
isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o
corpo. - Dramatização
do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma
história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do
jornal e o reconhecimento das partes do corpo. - Técnica
de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de uma música realizar
exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade
muito prazerosa, pois traz bem-estar e é diferente, pois, foge do trabalho
pedagógico propriamente dito (nas mesinhas). - Massagem:
Em duplas são realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc., para que
possam sentir o toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo
do outro. - Técnicas
de Afetividade: Com auxílio de algumas músicas será realizado várias
atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de
trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos. - Jogos
no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux
Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes
partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o
computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no
programa de pinturas. - Medindo
o nosso corpo: medir o corpo, utilizando
fita métrica e também barbante, assim podem perceber os diferentes tamanhos uns
dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos. - Trabalhando
a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos
tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a
lateralidade dominante. Pode
ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc. - Identificar e criar o hábito
de uma boa alimentação; - Identificar os cuidados com
a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à
mesa para as refeições; - Identificar e manter os
horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a
elas; - Desenvolver independência
para manter sua higiene pessoal; - Pesquisar e registrar sobre
os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e
utilizando gráficos; - Confecção de álbum de
alimentos; Confecção de cartazes sobre os alimentos saudáveis e a
prejudicial à saúde; - Pesquisas sobre os hábitos
alimentares da família; - Cruzadinhas, labirintos e
caça-palavras; - Contação de histórias com
fantoches; - Jogo da memória das frutas;
- Bingo das frutas;
- Atividades de classificação
com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza; - Atividades de escrita, letra
inicial, final, quantas letras, sílabas. (Consciência fonológica); - Atividades de escrita de
pequenos textos pelos alunos, - Atividades com as letras do
alfabeto e números; - Sequência numérica e de quantidade.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste,
através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio
das partes do corpo.
avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste,
através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio
das partes do corpo.
Será também através da análise da
evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.
evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.
RECURSOS:
Jornais,
revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante,
papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho,
produtos de higiene e etc.
revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante,
papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho,
produtos de higiene e etc.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos
trabalhos realizados durante o projeto.
trabalhos realizados durante o projeto.
REFERÊNCIA:
Diretrizes
Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A Criança
Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.
Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A Criança
Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação,
perseverem na oração.”— Romanos 12:12
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