Projeto Corpo Humano – Educação Infantil
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Olá amigos, tudo certinho?

Conforme o prometido lá no instagram @blogcantinhoalternativo, vou deixar para vocês o projeto sobre o corpo humano que trabalhei com a minha turma de Jardim – 4 e 5 anos.

PROJETO
CONHECENDO
MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ




TEMA:

Conhecendo meu corpo para cuidar e ser feliz

JUSTIFICATIVA:

A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos
alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega.
Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a
saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Conhecer
o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele
de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma
imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as
diferenças.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer
e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da
higiene para uma vida saudável.
              

OBJETIVOS:

·        
Conhecer as partes do corpo e aprender a
nomeá-las;



·        
Reconhecer a função de cada parte e órgão de
nosso corpo;

·        
Incitar a curiosidade sobre as partes que
compõem o corpo humano, externas e internas;

·        
Estimular o respeito a si mesmo, suas
capacidades e limitações;

·        
Proporcionar a percepção do próprio corpo e
expressão desta imagem
através
do desenho;

·        
Desenvolver a percepção de mundo da criança
através dos cinco sentidos;

·        
Estimular a importância de ter uma alimentação
balanceada e rica em frutas e verduras;

·        
Reforçar a conscientização do respeito às
diferenças;

·        
Ampliar a percepção da criança de sua autonomia
em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.

 PERÍODO:

Segunda quinzena de maio,
junho e julho.

CONTEÚDOS:

– As partes do corpo;
– Esquema corporal
– Sentimentos;
– Órgãos dos sentidos;
– Higiene e saúde
– Lateralidade.

EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DE
APRENDIZAGEM:

  • Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças
    e diferenças;
  • Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos,
    e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
  • Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre
    eles;
  •  Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas
    utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
  •  Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de
    acidentes;
  • Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e
    olfato;
  • Representações de histórias através de desenhos;
  •  Representação do corpo através de desenhos;
  •  Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
  • História “O amigo do dentinho”(vídeo dá história aqui).
  • Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
  • Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda,
    morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
  • Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos
    limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
  •  Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
  • Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de
    sexo;
  • Percebendo
    o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar,
    correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo.
  • Músicas:
    “Cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, “Eu conheço um
    jacaré”, “Meus dentinhos”, “Cuidado olhinho”, “Corpo Humano” da Angélica, etc.
  • Desenho
    e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há
    inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do
    corpo. 
  •  Completar
    um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam.
  • Fazer
    quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas.
  • Recortar
    de revistas partes do corpo humano e completar o que falta (recorta a cabeça e
    tem que desenhar o corpo, etc.)
  •  Modelando
    o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a
    cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do
    corpo humano até que esteja o mais completo possível.
  • Mapeamento
    do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel pardo, desenhar o corpo do
    colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da
    professora identificar e escrever o nome das partes do corpo.
  • Conhecendo
    os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às
    várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta
  • Levar
    para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando
    de descobrir utilizar os cinco sentidos.
  • O
    dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face
    traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será
    realizada, relacionando o órgão a sua função. Exemplo: boca vai até a caixa e
    pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.
  • Atividades
    pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros
    exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas.
  •  Histórias
    com as partes do corpo; histórias que trazem como personagens as partes do
    corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco
    dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a história,
    isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o
    corpo.
  •  Dramatização
    do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma
    história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do
    jornal e o reconhecimento das partes do corpo.
  • Técnica
    de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de uma música realizar
    exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade
    muito prazerosa, pois traz bem-estar e é diferente, pois, foge do trabalho
    pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).
  • Massagem:
    Em duplas são realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc., para que
    possam sentir o toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo
    do outro.
  • Técnicas
    de Afetividade: Com auxílio de algumas músicas será realizado várias
    atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de
    trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos.
  • Jogos
    no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux
    Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes
    partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o
    computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no
    programa de pinturas.
  • Medindo
    o nosso corpo:  medir o corpo, utilizando
    fita métrica e também barbante, assim podem perceber os diferentes tamanhos uns
    dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos.
  • Trabalhando
    a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos
    tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a
    lateralidade dominante.
    Pode
    ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc.
  • Identificar e criar o hábito
    de uma boa alimentação;
  • Identificar os cuidados com
    a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à
    mesa para as refeições;
  • Identificar e manter os
    horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a
    elas;
  • Desenvolver independência
    para manter sua higiene pessoal;
  • Pesquisar e registrar sobre
    os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e
    utilizando gráficos;
  • Confecção de álbum de
    alimentos; Confecção de cartazes sobre os alimentos saudáveis e a
    prejudicial à saúde;
  • Pesquisas sobre os hábitos
    alimentares da família;
  • Cruzadinhas, labirintos e
    caça-palavras;
  • Contação de histórias com
    fantoches;
  • Jogo da memória das frutas;
  • Bingo das frutas;
  • Atividades de classificação
    com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
  • Atividades de escrita, letra
    inicial, final, quantas letras, sílabas. (Consciência fonológica);
  • Atividades de escrita de
    pequenos textos pelos alunos,
  • Atividades com as letras do
    alfabeto e números;
  • Sequência numérica e de quantidade.

AVALIAÇÃO:

A
avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste,
através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio
das partes do corpo.
            Será também através da análise da
evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.

RECURSOS:

Jornais,
revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante,
papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho,
produtos de higiene e etc.

 CULMINÂNCIA:

 Exposição dos
trabalhos realizados durante o projeto.

 REFERÊNCIA:

Diretrizes
Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma
. A Criança
Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.



“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação,
 perseverem na oração.”— Romanos 12:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias